É a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma
organização são divididas, organizadas e coordenadas. Em um enfoque amplo
inclui a descrição dos aspectos físicos como, por exemplo, as instalações,
humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos. Pois então, não
existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma
estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças. E vale
ressaltar que a estrutura de uma empresa está diretamente ligada à sua.
Existem vários tipos de estrutura, tais como
Estrutura formal
Organograma 1:
estrutura formal.
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A maior característica desta estrutura é a especialização
das funções.
Como assim?
É simples: o setor financeiro é superespecializado em
finanças. O setor de contabilidade sabe tudo sobre as receitas e despesas da
organização e o pessoal da função técnica entende demais da conta sobre a
área-fim da empresa.
Entendeu? As funções
são especializadas, as pessoas que trabalham em cada área são expertos naquilo que fazem. O cara
que cuida da tecnologia da informação vai ser procurado para resolver assuntos
na área da informática, e o cara que cuida da copa vai ser procurado para servir
café e água.
Estrutura Informal
Essa estrutura é identificada com a interação social
estabelecida entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento
que as pessoas se reúnem. Traduz as relações que habitualmente não surgem no
organograma. Com vantagem de proporcionar maior rapidez no processo e
desvantagem de desconhecimento das chefias, dificuldade de controle, possibilidade
de atritos entre pessoas.
Estrutura
Linha-staff
A
vantagem dessa estrutura faz uma mistura entre a estrutura funcional porque
mantém a especialização e a linear porque mantém a autoridade. E as desvantagens pode
haver conflitos entre a área especializada (staff) e os
executores (linha); altos custos de se manter uma assessoria dentro da
empresa; pouca especialização de quem realmente toma as decisões (linha).
O
que as tais “responsabilidade de linha e função de staff” têm a ver
com estruturas organizacionais?
Primeiramente,
você precisa entender qual é o papel de um assessor, ou de um setor de assessoria,
dentro de uma organização. Tais setores servem para realizar tarefas
que não fazem parte da área fim da organização.
Organograma 2: estrutura
linear.
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Estrutura
Funcional
É a clássica estrutura
organizacional que utiliza a função como maneira de dividir áreas de
responsabilidade e autoridade.
Existem algumas vantagens e desvantagens. As vantagens são
o executivo chefe fica em contato com todas as operações, reduz e simplifica os
mecanismos de controle, tem clara definição de responsabilidades, especialistas
estão em nível médio e superior de gerência. As desvantagens são: gerentes de
nível superior ficam sobrecarregados com assuntos de rotina.
Organograma 3:
estrutura funcional.
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