quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Estrutura Organizacional



É a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Em um enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos como, por exemplo, as instalações, humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos. Pois então, não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças. E vale ressaltar que a estrutura de uma empresa está diretamente ligada à sua.


Existem vários tipos de estrutura, tais como


Estrutura formal
Agrupa pessoas que exercem funções em uma determinada área, na organização. E essa estrutura é a adequada para pequenas e médias empresas
Organograma 1: estrutura formal.


  A maior característica desta estrutura é a especialização das funções.
Como assim?
É simples: o setor financeiro é superespecializado em finanças. O setor de contabilidade sabe tudo sobre as receitas e despesas da organização e o pessoal da função técnica entende demais da conta sobre a área-fim da empresa.

Entendeu? As funções são especializadas, as pessoas que trabalham em cada área são expertos naquilo que fazem. O cara que cuida da tecnologia da informação vai ser procurado para resolver assuntos na área da informática, e o cara que cuida da copa vai ser procurado para servir café e água.

Estrutura Informal
Essa estrutura é identificada com a interação social estabelecida entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem. Traduz as relações que habitualmente não surgem no organograma. Com vantagem de proporcionar maior rapidez no processo e desvantagem de desconhecimento das chefias, dificuldade de controle, possibilidade de atritos entre pessoas.


          Estrutura Linha-staff
   O que as tais “responsabilidade de linha e função de staff” têm a ver com estruturas organizacionais?
   Primeiramente, você precisa entender qual é o papel de um assessor, ou de um setor de assessoria, dentro de uma organização. Tais setores servem para realizar tarefas que não fazem parte da área fim da organização.
   A vantagem dessa estrutura faz uma mistura entre a estrutura funcional porque mantém a especialização e a linear porque mantém a autoridade. E as desvantagens pode haver conflitos entre a área especializada (staff) e os executores (linha); altos custos de se manter uma assessoria dentro da empresa; pouca especialização de quem realmente toma as decisões (linha).
Organograma 2: estrutura linear.



         Estrutura Funcional
É a clássica estrutura organizacional que utiliza a função como maneira de dividir áreas de responsabilidade e autoridade.


Existem algumas vantagens e desvantagens. As vantagens são o executivo chefe fica em contato com todas as operações, reduz e simplifica os mecanismos de controle, tem clara definição de responsabilidades, especialistas estão em nível médio e superior de gerência. As desvantagens são: gerentes de nível superior ficam sobrecarregados com assuntos de rotina.
Organograma 3: estrutura funcional.





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