O
processo da pesquisa de mercado consiste na definição do problema e dos
objetivos de pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de
informações, análise das informações e apresentação dos resultados para
administração. Ao realizarem pesquisa, as organizações devem decidir se devem
coletar os dados ou usar dados já disponíveis e devem também decidir sobre qual
será a abordagem da pesquisa (observação, grupo focal, levantamento,
experimental) e que instrumento (questionários ou dispositivos mecânicos) usar.
E vale lembrar que a principal razão para uma organização adotar a pesquisa de
mercado é a descoberta de uma oportunidade de mercado.
Sendo
assim sabemos que isso envolve a pesquisa de marketing que é a função que liga
o consumidor, o cliente e o público ao homem de marketing por meio das
informações. Ela é objetiva e necessita de planejamento em todos os estágios do
processo, ou seja, é preciso antes de mais nada fazer um planejamento para que
assim o final possa obter um resultado positivo. Podemos dizer que ela é
utilizada nas empresas, realizada de diversas formas, tais como:
·
Pelo
correio;
·
Pessoalmente
·
Grupos
de focos;
·
Análises
de grandes bases de dados e etc.
A
pesquisa mercadológica é classificada de diversas formas, a primeira é a
pesquisa de identificação de problemas, onde existe a participação do mercado
para identificar tais problemas mostrando as características do mercado e dizer
se a identificação dos problemas vai ser em curto ou longo prazo. A segunda é a
pesquisa para solução de problemas que envolve a pesquisa e segmentação que são
realizadas para encontrar subgrupos na sociedade e identificar qual o perfil
dos principais consumidores do produto avaliado na pesquisa; A pesquisa de
mercado que fazem uma análise sobre o crescimento ou a redução do mercado; A
pesquisa de preços avaliam o efeito das variações do preço nas vendas, a
importância do preço na seleção de marcas, a política de preços, o preço das
linhas de produtos e a elasticidade da demanda pelo preço; A pesquisa de
promoção tem a finalidade de avaliar a eficácia da propaganda, testar
propagandas criativas, auxiliar nas decisões sobre mídia, verificar a relação
das promoções com as vendas e estabelecer um orçamento promocional ótimo; e por
último a pesquisa de distribuição que visa analisar os tipos de distribuição,
as atitudes dos membros do canal, a intensidade da cobertura do atacado e do
varejo.
Papeis da pesquisa
de marketing em SIM E SSD
·
SIM – Conjunto formalizado de
procedimentos para gerar, armazenar, analisar e distribuir as informações para
os responsáveis pelas decisões de marketing.
· SSD – Sistema integrado que inclui
rede de dados, hardware, banco de dados.
Fornecedores e
Serviços de pesquisa de marketing
Através
disso podemos observa que um fornecedor passa por uma seleção de pesquisa, onde
viabiliza a economia e existe conflitos de interesses e que existem critérios a
serem observados, como a reputação do fornecedor, experiência mercadológica,
ética, flexibilidade e qualidade.
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