quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Pesquisa mercadológica

O processo da pesquisa de mercado consiste na definição do problema e dos objetivos de pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados para administração. Ao realizarem pesquisa, as organizações devem decidir se devem coletar os dados ou usar dados já disponíveis e devem também decidir sobre qual será a abordagem da pesquisa (observação, grupo focal, levantamento, experimental) e que instrumento (questionários ou dispositivos mecânicos) usar. E vale lembrar que a principal razão para uma organização adotar a pesquisa de mercado é a descoberta de uma oportunidade de mercado.
Sendo assim sabemos que isso envolve a pesquisa de marketing que é a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao homem de marketing por meio das informações. Ela é objetiva e necessita de planejamento em todos os estágios do processo, ou seja, é preciso antes de mais nada fazer um planejamento para que assim o final possa obter um resultado positivo. Podemos dizer que ela é utilizada nas empresas, realizada de diversas formas, tais como:
·         Pelo correio;
·         Pessoalmente
·         Grupos de focos;
·         Análises de grandes bases de dados e etc.

                                    


A pesquisa mercadológica é classificada de diversas formas, a primeira é a pesquisa de identificação de problemas, onde existe a participação do mercado para identificar tais problemas mostrando as características do mercado e dizer se a identificação dos problemas vai ser em curto ou longo prazo. A segunda é a pesquisa para solução de problemas que envolve a pesquisa e segmentação que são realizadas para encontrar subgrupos na sociedade e identificar qual o perfil dos principais consumidores do produto avaliado na pesquisa; A pesquisa de mercado que fazem uma análise sobre o crescimento ou a redução do mercado; A pesquisa de preços avaliam o efeito das variações do preço nas vendas, a importância do preço na seleção de marcas, a política de preços, o preço das linhas de produtos e a elasticidade da demanda pelo preço; A pesquisa de promoção tem a finalidade de avaliar a eficácia da propaganda, testar propagandas criativas, auxiliar nas decisões sobre mídia, verificar a relação das promoções com as vendas e estabelecer um orçamento promocional ótimo; e por último a pesquisa de distribuição que visa analisar os tipos de distribuição, as atitudes dos membros do canal, a intensidade da cobertura do atacado e do varejo.
Papeis da pesquisa de marketing em SIM E SSD
·         SIM – Conjunto formalizado de procedimentos para gerar, armazenar, analisar e distribuir as informações para os responsáveis pelas decisões de marketing.
·    SSD – Sistema integrado que inclui rede de dados, hardware, banco de dados.

Fornecedores e Serviços de pesquisa de marketing



Através disso podemos observa que um fornecedor passa por uma seleção de pesquisa, onde viabiliza a economia e existe conflitos de interesses e que existem critérios a serem observados, como a reputação do fornecedor, experiência mercadológica, ética, flexibilidade e qualidade.


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