O orçamento é uma prévia de despesas e investimentos dentro de uma organização. Definido como um plano financeiro capaz de conduzir a empresa aos seus objetivos, servindo como controle das operações a curto e longo prazo.
Existem vários tipos de orçamentos, que são:
Orçamento Estático - É focado nos resultados de um único plano, uma única atividade, fica estático, parado, permanece sem alterações desde seu princípio. Aplicabilidade: Funções administrativas.
Orçamento Flexível - Serve para auxiliar a empresa a calcular sua capacidade e assim prever seus custos para vários níveis de atividades. Aplicabilidade: Esse tipo de orçamento avalia e controla os custos de despesas operacionais e de fabricação.
Orçamento Rolling ou Contínuo - Analisa naquele período que foi elaborado o orçamento, o que deu certo e o que deu errado e assim projetar um novo orçamento Aplicabilidade: Empresas que trabalham com produtos com ciclo de vida reduzido e processos que necessitam de rapidez nas mudanças.
Orçamento Beyond Budgeting - Criar um ambiente de trabalho favorável, com auto gerenciamento e uma cultura organizacional vinculado com responsabilidade, O orçamento é projetado a médio e longo prazo, em torno de 18 meses. Aplicabilidade: Fábricas e bancos.
Orçamento Ajustado - Seu objetivo é a organização obter uma saída, uma alternativa conforme o planejamento da quantidade da fabricação e vendas ou de outras variáveis.
Orçamento Base Zero (OBZ) - Seu objetivo é examinar o custo-benefício ou análise de evolução de todos os processos, projetos e atividades, iniciando da estaca zero, foco nos objetivos e metas dos gestores para uma estimativa de vendas, fabricação e outras peças orçamentárias, sendo assim, o OBZ leva mais tempo para sua elaboração e contrapartida conduz a um resultado acertado.
Controle Matricial - Serve para controlar os custos da organização, de tal forma como é chamada, matricial. Que são analisados o orçamento através de linhas e colunas. Aplicabilidade: Controle de todas as despesas de qualquer empresa, de qualquer ramo.
Vantagens do orçamento:
Estimula os administradores a pensarem adiante por meio da formalização de suas responsabilidades no planejamento, fornece expectativas definidas que representam a melhor estrutura para o julgamento do desempenho subsequente, ajuda os administradores na coordenação de seus esforços, de tal forma que os objetivos da organização como um todo são confrontados com os objetivos de suas partes.
Críticas à validade dos orçamentos:
Ferramental ineficiente para o processo de gestão gerando frustrações com os resultados obtidos, engessamento em demasia da empresa, impedindo a criatividade dos gestores setoriais e provoca o conformismo, medo e insatisfação, impossibilidade de uso em momentos de grande variação de preços, extrema dificuldade para obtenção dos dados quantitativos para as previsões e volatilidade do futuro, consumidor de tempo e recursos e criador de rotinas contábeis em excesso, desenvolvimento de cultura orçamentária não adequada, as tecnologias de informação utilizadas são inadequadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário